Por Quê Uma Empresa Não Pode Ser Rasa Quando Abordamos a Diversidade?
- Samanttha Neves

- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Nas últimas semanas a apresentadora Xuxa volta a falar sobre querer "ter nascido uma mulher negra". Isso ocorreu quando ela foi questionada por uma IA em um evento, a máquina fez questão de relembrar a bonita sobre alguns episódios problemáticos que ela teve ao longo de sua carreira. Uns dos mais lembrados foram as inúmeras vezes que ela foi a público dizer que "gostaria de voltar ao mundo sendo uma mulher negra"e que se isso acontece ela não se curvaria ao racismo por "se amar muito".
É importante pontuar o quão errado são falas como essa, já que, crimes como racismo e lgbtfobia não podem ser minimizados a apenas à falta de auto estima, além de que esse discurso também joga a maior parte do problema para as vítimas, como se o fato do racismo existir e oprimir pessoas não brancas fosse por falta de amor próprio desse mesmo grupo.
Pessoas aliadas precisam entender que o racismo e a lgbtfobia foram mecanismos criados por pessoas que não pertencem a esses grupos, logo esse problema só será resolvido quando essas mesmas pessoas entenderem que a diversidade é algo natural e que as pessoas diversas se amam muito. O papel da pessoa aliada é trazer essas discussões para dentro de grupos privilegiados.
Por isso é importante que a sua empresa trate a diversidade como uma parte dos negócios, com isso você como empresário obtém capital intelectual e financeiro. A diversidade vai levar a sua empresa para o próximo nível, o mundo está globalizado e precisamos da diversidade para acompanhar essa evolução para entregar a melhor experiência para o seu público alvo.
Por Samanttha Neves

Comentários